FILMES E SÉRIES

POR QUE VOCÊ DEVE ASSISTIR PERSUASÃO, DE JANE AUSTEN, NA NETFLIX

Dakota Johnson como Anne Elliot, protagonista em Persuasão - Foto: Reprodução

Persuasão é considerado uma das obras mais maduras de Jane Austen, sendo um dos últimos romances da escritora antes de sua morte em julho de 1817. A autora de "Orgulho e Preconceito", "Emma" e "Razão e Sensibilidade" já teve alguns dos seus livros adaptados ao cinema.

Embora Persuasão já tenha outras adaptações, a Netflix - o filme já se encontra disponível no catálogo do streaming - se aventurou em trazer o melhor do livro e do filme.

Desde o anúncio de que a obra seria adaptada, os fãs dos livros da autora estavam ansiosos pela adaptação do clássico. Um dos grandes motivos é que, pela primeira vez, o romance é dirigido por uma mulher.

Carrie Cracknell, diretora da Broadway, estreia no cinema com Persuasão. Em uma entrevista, Carrie propôs fazer jus a uma das maiores reivindicações de Jane.

"Que as histórias possam ser contadas pelo ponto de vista feminino", disse a diretora de teatro.

Apesar da grande espera do público, o filme não recebeu boas avaliações dos críticos e foi classificado como uma das piores adaptações da obra da escritora.

Tanto no livro como no filme, somos apresentados a Anne Elliot (Dakota Johnson), uma jovem de família rica e aristocrata que foi persuadida por sua madrinha e sua família a deixar seu grande amor, Frederick Wentwort (Cosmo Jarvis), um marinheiro de origem humilde sem fortuna e títulos.

Oito anos depois, Frederick está de volta à cidade, agora rico, diferente da família de Anne que está à beira da falência e, como única solução de cortar gastos, alugam a mansão para viverem uma vida "mais simples" em outra cidade.

O marinheiro, que agora está mais maduro, pretende ficar no lugar e se casar. Anne, que ainda está apaixonada, tem esperanças de que o casal reate e viva sua história de amor. Diferente do que a personagem imagina, os dois passam todo o filme se evitando.

Dakota Johnson e Cosmo Jarvis, como Anne Elliot e Frederick Wentwort, em Persuasão - Foto: Reprodução

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre Jane Austen, Persuasão pode ser um guia para se aventurar nos livros da escritora! Confira os motivos pelos quais você precisa assistir o novo filme da Netflix:

O filme foi gravado em Bath

As filmagens de Persuasão ocorreram em Bath, próximo à casa de Jane Austen, onde a escritora morou por cinco anos.

Personagem principal contemporânea e empoderada

Anne Elliot é descrita como a personagem mais rebelde da escritora: tímida, vivida, humilde e empática. Na nova adaptação, a personagem é independente e livre, trazendo a força de Anne e a sua resignação de lidar com as consequências de suas escolhas.

Anne vive descabelada, corre pela grama com seus sobrinhos e ri de sua condição de "patinho feio" imposta pelo pai vaidoso e pela irmã Elizabeth.

Dakota quebra a quarta parede

A atriz conseguiu transmitir carisma, criando intimidade e cumplicidade com o espectador. Além de quebrar a quarta parede (lembrando a dinâmica do filme Enola Holmes, produção da Netflix), Dakota pisca diretamente para a câmera fazendo graça da vida e da falta de escolhas de sua personagem.

Elenco de peso e diverso

A Netflix novamente apostou na diversidade, com personagens não-brancos interpretando papéis importantes como na série "Bridgerton" (adaptação da série de livros da escritora Julia Quinn). O elenco ainda conta com artistas que estão no auge de suas carreiras.

Dakota Johnson como Anne Elliot, atriz dos filmes "Cinquenta Tons de Cinza" (2015) e "A Filha Perdida" (2021); Henry Golding como Willian Elliot, ator de "Podres de Ricos" (2018) e "Uma Segunda Chance Para Amar" (2019); Cosmo Jarvis como Capitão Frederick Wentwort, ator de "Lady Macbeth" (2017) e "Filhos de Ninguém" (2018); e Richard E. Grant como Sir Walter Elliot, ator de "Dupla Explosiva" (2017) e "Star Wars: A Ascensão Skywalker" (2019).

Os figurinos nos levam à Inglaterra do século XVIII

Os figurinos, os cenários e as carruagens nos levam diretamente a uma Inglaterra aristocrata no século XVIII.

Um clássico divertido e cômico 

Jane Austen é descrita como uma pessoa cômica e revolucionária. Essas duas características foram introduzidas no filme, com um ar mais leve e um enredo envolvente e dinâmico.

The Saiter

Share
Published by
The Saiter

Recent Posts

4 LIVROS PARA LER EM UMA TARDE E SE APAIXONAR

Se você pretende começar a ler ainda este ano e não sabe por onde começar,…

3 anos ago

POR QUE DECIDI ESCREVER EM UM BLOG?

Quando criança, somos constantemente questionados sobre o que queremos ser/fazer quando crescer. Apesar de ainda…

3 anos ago

6 TEDÊNCIAS DA NOVA TEMPORADA OUTONO/INVERNO 2021

Foto: Marcus Loke | Unsplash A moda outono-inverno deste ano pode ser definida em uma…

4 anos ago

RECEITA DO MEU BOLO DE ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS

Uma das coisas que aprendi sobre mim durante a quarentena é que amo fazer bolos,…

4 anos ago

SEGUINDO EM FRENTE

A rua praticamente vazia, com as lojas quase todas fechadas por conta do frio. O…

4 anos ago

ADEUS, GAROTO

Estou deixando a cidade, a casa dos meus pais e o meu quarto nos fundos.…

4 anos ago

This website uses cookies.