Persuasão é considerada uma das obras mais maduras de Jane Austen, sendo um dos últimos romances da escritora antes de sua morte, em julho de 1817. A autora de "Orgulho e Preconceito", "Emma" e "Razão e Sensibilidade" já teve vários de seus livros adaptados para o cinema.
Embora Persuasão já tenha tido outras adaptações, a Netflix se aventurou em trazer uma nova adaptação — já disponível no catálogo do streaming — que busca unir a essência do livro com uma abordagem moderna.
Desde o anúncio da produção, os fãs da autora estavam ansiosos pela adaptação do clássico. Um dos grandes motivos é que, pela primeira vez, a direção do romance ficou a cargo de uma mulher.
Carrie Cracknell, diretora da Broadway, estreia no cinema com Persuasão. Em entrevista, Carrie propôs fazer jus a uma das maiores reivindicações de Jane.
"Que as histórias possam ser contadas pelo ponto de vista feminino", declarou a diretora.
Apesar da grande espera do público, o filme não recebeu boas avaliações dos críticos e foi classificado por especialistas como uma das piores adaptações da obra. Ainda assim, há pontos positivos que merecem destaque — principalmente para quem quer começar a ler os livros de Jane Austen.
Na história, somos apresentados a Anne Elliot (interpretada por Dakota Johnson), uma jovem de família aristocrática que, no passado, foi persuadida por sua madrinha e sua família a romper com seu grande amor, Frederick Wentworth (Cosmo Jarvis), um marinheiro de origem humilde sem fortuna e títulos.
Oito anos depois, Frederick retorna à cidade, agora rico e bem-sucedido. Já a família de Anne está à beira da falência e, como única solução para cortar gastos, alugam a mansão para viver uma vida "mais simples" em outra cidade.
Mais maduro, Frederick pretende ficar na cidade e encontrar uma esposa. Anne, que ainda está apaixonada, tem esperanças de que o casal reate e viva sua história de amor. No entanto, ao longo do filme, os dois passam a maior parte do tempo se evitando.
Quem deseja conhecer um pouco mais sobre Jane Austen, Persuasão pode ser um bom ponto de partida! Confira os motivos pelos quais você precisa assistir o novo filme da Netflix:
As filmagens de Persuasão aconteceram em Bath, cidade inglesa onde Jane Austen morou por cinco anos. As gravações ocorreram próximo à casa da autora.
Anne Elliot é descrita como a personagem mais rebelde da escritora: tímida, vivida, humilde e empática. Na nova adaptação, a personagem é independente e livre, trazendo a força de Anne e a sua resignação de lidar com as consequências de suas escolhas.
Anne vive descabelada, corre na grama com seus sobrinhos e encara com humor sua condição de "patinho feio" imposta pelo pai vaidoso e pela irmã Elizabeth.
A atriz conseguiu transmitir carisma, criando intimidade e cumplicidade com o espectador. Além de quebrar a quarta parede (lembrando a dinâmica do filme Enola Holmes, produção da Netflix), Dakota pisca diretamente para a câmera fazendo graça da vida e da falta de escolhas de sua personagem.
A Netflix novamente apostou na diversidade, com personagens não brancos interpretando papéis importantes como na série "Bridgerton" (adaptação da série de livros da escritora Julia Quinn). O elenco ainda conta com artistas que estão no auge de suas carreiras.
Dakota Johnson como Anne Elliot, atriz dos filmes "Cinquenta Tons de Cinza" (2015) e "A Filha Perdida" (2021); Henry Golding como William Elliot, ator de "Podres de Ricos" (2018) e "Uma Segunda Chance Para Amar" (2019); Cosmo Jarvis como Capitão Frederick Wentworth, ator de "Lady Macbeth" (2017) e "Filhos de Ninguém" (2018); e Richard E. Grant como Sir Walter Elliot, ator de "Dupla Explosiva" (2017) e "Star Wars: A Ascensão Skywalker" (2019).
Os figurinos, os cenários e as carruagens transportam o espectador diretamente a uma Inglaterra aristocrática do século XVIII.
Jane Austen é descrita como uma pessoa cômica e revolucionária. Essas duas características foram introduzidas no filme, com um ar mais leve e um enredo envolvente e dinâmico.
Se você quer começar a ler ainda este ano, mas não sabe por onde começar…
Quando criança, somos constantemente questionados sobre o que queremos ser ou fazer quando crescermos. Apesar…
Imagem: Marcus Loke | Unsplash A moda outono-inverno deste ano pode ser definida em uma…
Uma das coisas que aprendi sobre mim durante a quarentena é que amo fazer bolos…
A rua estava praticamente vazia, com as lojas quase todas fechadas por conta do frio.…
This website uses cookies.